A prevenção sífilis congênita começa antes mesmo no nascimento. Para ampliar o acesso à informação, à testagem e ao diagnóstico precoce, a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realiza no sábado (17 de outubro) o Dia D do Outubro Verde, campanha dedicada ao enfrentamento da sífilis e da sífilis congênita.
A ação será realizada no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), anexo à Vigilância Epidemiológica – situada à Praça Leoberto Leal, 20, no Centro – das 8h às 12h e das 13h às 17h. Durante o Dia D, a população poderá realizar gratuitamente testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites B e C. O atendimento é indolor, sigiloso e gratuito.
A iniciativa chama atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. No caso das gestantes, a testagem durante o pré-natal permite identificar a sífilis e iniciar o tratamento adequado, reduzindo o risco de transmissão para o bebê.
Para a secretária municipal da saúde, Rose Cristina Possato, a prevenção depende do acesso à informação, da testagem e do acompanhamento na rede de saúde. “Cuidar das pessoas em todas as etapas da vida também significa estar atento à prevenção. A prefeita Carmen Zanotto sempre nos orienta a ampliar as oportunidades de acesso aos serviços de saúde e aproximar esses cuidados da população. No caso da sífilis congênita, isso significa oferecer informação, facilitar o acesso à testagem e assegurar o acompanhamento adequado durante a gestação, contribuindo para a proteção da mãe e do bebê”, afirma.
A Secretaria Municipal da Saúde orienta que o preservativo seja utilizado em todas as relações sexuais e que os testes sejam realizados regularmente. Gestantes devem manter o pré-natal em dia e realizar a testagem indicada pelos profissionais de saúde.
O parceiro também precisa participar desse cuidado. Fazer o teste e buscar atendimento quando necessário contribui para interromper a cadeia de transmissão e proteger a saúde da gestante e do bebê. A sífilis pode ser transmitida por meio de relações sexuais sem preservativo e também da gestante para o bebê durante a gestação. Quando diagnosticada, possui tratamento disponível na rede de saúde.
Texto: Silvana Mateus
Arte: Comunicação Prefeitura Municipal de Lages