Notícias
Planejamento familiar é ampliado em Lages com novo método contraceptivo na rede pública
09/02/2026
Novo método contraceptivo amplia as opções disponíveis na rede pública de saúde para mulheres de 14 a 49 anos

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, passou a ofertar, desde janeiro deste ano, um novo método contraceptivo na rede municipal de saúde: o implante subdérmico Implanon. A iniciativa amplia o acesso a um método moderno, altamente eficaz, de longa duração e reversível a qualquer momento, ampliando as ações de planejamento reprodutivo no município.

O acesso ao contraceptivo é realizado mediante consulta de planejamento familiar na Unidade Básica de Saúde (UBS), com profissional médico ou enfermeiro. Na avaliação, é analisada a indicação do método conforme o quadro clínico e o contexto da paciente, e aquelas que atendem aos critérios estabelecidos têm seus dados registrados no Sistema de Regulação (Sisreg), do Ministério da Saúde, de acordo com o protocolo municipal.

O procedimento é realizado no Centro de Especialidades em Atenção à Saúde da Mulher (Ceasm). O Implanon teve sua oferta ampliada e agora pode ser inserido em todas as mulheres com idade entre 14 e 49 anos, desde que atendam aos critérios clínicos estabelecidos e passem por avaliação médica.

Alinhado às diretrizes da gestão da prefeita Carmen Zanotto, o planejamento familiar é reconhecido como uma política pública estratégica, capaz de ampliar a qualidade de vida das pessoas ao oferecer opções variadas, respeitar as individualidades e contribuir para redução de vulnerabilidades. “Com a ampliação da oferta avançamos nas ações voltadas à autonomia reprodutiva e ao acesso equitativo a diferentes métodos contraceptivos”, ressalta a secretária da saúde, Rose Cristina Possato.

Para a coordenadora do Ceasm, enfermeira especialista em obstetrícia e genecologia, Dayane Cristina Bordin, a ampliação representa um avanço significativo no cuidado. “O implante oferece segurança, praticidade e autonomia, contribuindo para que cada mulher possa escolher o método mais adequado à sua realidade”, destacou.

O novo método consiste em um pequeno implante colocado sob a pele, que libera hormônios de forma contínua, garantindo proteção contraceptiva por um período prolongado. Para a paciente Gabriela Fontoura de Martins, moradora do bairro Santo Antonio, a experiência foi positiva. “Me senti acolhida e bem orientada. Ter acesso a esse método pelo SUS me dá mais tranquilidade e segurança”, relatou.

Atualmente, a rede municipal de saúde disponibiliza uma ampla variedade de métodos, incluindo outro método de longa duração, o dispositivo intrauterino (DIU), além de anticoncepcionais injetáveis mensais e trimestrais, minipílula, pílula combinada, contraceptivo de emergência e preservativos femininos e masculinos.

Também integram a rede de cuidados os métodos cirúrgicos de laqueadura tubária e vasectomia, ofertados conforme os protocolos vigentes. O acesso a todos esses métodos, incluindo o implante subdérmico Implanon, ocorre por meio de consultas e acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), garantindo orientação adequada e acompanhamento contínuo às usuárias.

Texto e fotos: Silvana Mateus

Galeria de fotos


Endereço

Praça Leoberto Leal, 20, Centro
CEP 88501-310

Telefones

(49) 3251-7600
(49) 3251-7699
Todos os Direitos Reservados © 2024