Rede pública de atenção à saúde mental no município de Lages a pessoas com perfil e diagnóstico. Esta será a beneficiada pela construção do novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (Capsad III). As obras estão em progresso, pela Secretaria da Saúde - Prefeitura de Lages. Levantamento recente mostra que as obras já ultrapassaram a marca de 30,10% de serviços executados, representando um passo importante na política de descentralização e aprimoramento da rede de atenção à saúde mental da cidade.
O novo Capsad III incrementará a capacidade de atendimento a pacientes com sofrimento psíquico decorrente do uso de bebida alcoólica e outras drogas, oferecendo cuidado integral, humanizado e contínuo. A unidade funcionará 24 horas por dia nos sete dias da semana, incluindo fins de semana e feriados, com suporte especializado e qualificado no atendimento territorializado em Lages.
Os trabalhos de construção civil foram supervisionados em vistoria técnica no canteiro de obras pela secretária municipal da Saúde, Rose Cristina Possato, na tarde de quinta-feira (22 de janeiro). A gestora da pasta da Saúde acompanhou a evolução das atividades e verificou o cumprimento do cronograma pela empresa contratada via licitação. Sequencialmente, na visita, foram avaliadas as etapas já concluídas e as próximas fases da construção, que segue dentro do planejamento estabelecido.
A edificação está em processo de edificação na avenida João Goulart, s/nº, bairro Pisani, próxima a outras unidades de saúde e ao lado do atual Caps II, favorecendo a articulação entre os serviços. A escolha do terreno levou em consideração critérios estratégicos de acesso e integração com a rede de saúde.
As obras estão em execução com recursos financeiros públicos provenientes do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e por contrapartida da Prefeitura de Lages, responsável por todos os projetos da unidade, além da aprovação junto aos órgãos competentes e da fiscalização dos trabalhos da empreiteira.
Investimento da nova unidade diretamente alinhado ao conjunto de preceitos do plano de governo da prefeita Carmen Zanotto, na consolidação das políticas públicas de saúde mental no município. “Estamos avançando na implantação, implementação e na reabilitação, especialmente de pessoas que infelizmente são vítimas da dependência química. A ampliação de serviços especializados representa um largo passo no cuidado com a saúde mental da população”, pondera a secretária da Saúde, Rose Cristina Possato.
Com a implantação do Capsad III, o Município busca suprir uma lacuna histórica, e qualificar o cuidado humanizado, territorial e incessante, em consonância às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Texto e fotos: Silvana Mateus