A Secretaria Municipal da Saúde, por intermédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Penha, realizará neste sábado (17 de janeiro), uma programação especial aos moradores do bairro e áreas de cobertura, em alusão à campanha nacional Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental e emocional, direcionada à promoção da saúde e do bem-estar da população. Será o evento “Saúde Mental Importa”. As atividades irão acontecer das 8h às 12h e das 13h às 17h, na própria Unidade de Saúde do bairro Penha. E todos serão bem-vindos. Bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos, gestantes e idosos. Famílias inteiras.
A programação iniciará às 8h, com atendimento por demanda livre para a coleta de material para exame preventivo do câncer do colo do útero, que seguirá até as 12h. O exame é fundamental para a detecção precoce de alterações e ao aumento significativo das chances de tratamento e cura.
Durante todo o período matutino, das 8h às 12h, a Sala de Vacina da Unidade Básica de Saúde (UBS) permanecerá aberta para atender a comunidade que deseja atualizar a Carteira de Vacinação conforme calendário vacinal. Manter a vacinação em dia é essencial para a proteção da saúde individual e coletiva, pois, contribui à prevenção de doenças graves e o controle de infecções.
Com enfoque no cuidado do corpo e da mente, a partir das 8h30min as participantes poderão usufruir de limpeza de pele e escalda-pés, ações de autocuidado e relaxamento. Já às 9h30min será realizada uma roda de conversa com as profissionais Morgana e Luana, com prestação de orientações em saúde e troca de informações e experiências entre os participantes.
No período da tarde, a programação seguirá com a realização de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) - HIV (Human Immunodeficiency Virus - Vírus da Imunodeficiência Humana), sífilis e hepatites B e C - e sessões de auriculoterapia, técnica baseada nos princípios da medicina tradicional chinesa que envolve a estimulação de pontos específicos no pavilhão auricular (orelha) para aliviar dores, tratar desequilíbrios emocionais e prevenir doenças.
Janeiro Branco chama a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas. Esta mobilização busca aproximar a comunidade dos serviços de saúde, incentivando o autocuidado e a promoção do bem-estar. “Abrir espaço para que toda a comunidade tenha a oportunidade de ser atendida faz parte do plano de governo da prefeita Carmen Zanotto, que prioriza o acesso de qualidade aos serviços de saúde por parte de todos”, enfatiza a diretora da Atenção Primária, Carine Freitas Marcon.
As atividades serão gratuitas. “Preparamos esta programação com muito cuidado, pensando no acolhimento e no bem-estar das pessoas. Queremos que a comunidade participe, conheça os serviços da Unidade e aproveite este momento para cuidar da saúde física e emocional”, convida a gestora da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Penha, Jessica Martins Prada.
Papel da UBS como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e espaço de acolhimento, orientação à população e cuidado integral.
Texto: Silvana Mateus
Arte: João Francisco Custódio Maciel