Notícias
Testes do pezinho e do olhinho são realizados no Centro de Referência Especializado à Saúde da Criança e do Adolescente - Cresça
15/01/2026
Atendimentos mediante agendamento por telefone: (49) 3251-7977/(49) 3251-7978, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

A realização do teste do pezinho e do teste do olhinho, exames essenciais para a detecção precoce de doenças e à promoção do desenvolvimento saudável dos recém-nascidos, está enaltecida Secretaria Municipal da Saúde - Prefeitura de Lages. Ambos os testes são oferecidos gratuitamente no Centro de Referência Especializado à Saúde da Criança e do Adolescente (Cresça), por intermédio do Programa Cresça Melhor.

O teste do pezinho trata-se de um exame simples, rápido e fundamental, feito preferencialmente entre as 48 horas e o 5º dia de vida do bebê. O exame permite identificar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que, se diagnosticadas a tempo, podem ser tratadas e acompanhadas, evitando complicações futuras.

Já o teste do olhinho, também conhecido como teste do reflexo vermelho, avalia a saúde ocular do bebê ainda nos primeiros dias de vida, e possibilita a identificação precoce de alterações, como, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma e outras doenças que podem comprometer a visão. Quanto mais cedo estas alterações são detectadas, maiores as chances de tratamento eficaz e de preservação da visão.

Os atendimentos são ofertados no Centro de Referência Especializado à Saúde da Criança e do Adolescente (Cresça), por agendamento telefônico: (49) 3251-7977/(49) 3251-7978. A unidade está localizada na rua Fausto de Souza, nº: 300, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O espaço conta com equipe multiprofissional capacitada para acolher crianças e adolescentes de zero a 16 anos.

Além dos testes neonatais, o Centro dispõe de consultas de pediatria especializadas, atendimento multiprofissional, incentivo ao aleitamento materno, avaliação para fórmulas nutricionais especiais, Sala de Vacina (com todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização - CNI, exceto BCG - Bacilo Calmette-Guérin -  contra tuberculose meníngea e miliar) e apoio psicológico a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

O Programa Cresça Melhor conta com uma equipe formada por profissionais especialistas, incluindo coordenadora, médicos pediatras, odontologista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistente social, auxiliares administrativos e auxiliares de serviços gerais.

Em 2025, o Cresça registrou 12.861 pacientes agendados, com 9.766 atendimentos realizados. Ou seja, 3.095 usuários não compareceram às consultas, o que representa 24% de faltas. A Secretaria da Saúde alerta que as ausências aos atendimentos impactam diretamente o acesso de outras crianças aos serviços especializados, especialmente em exames importantes, como, o teste do pezinho e do olhinho.

Comparecimento às consultas agendadas como sinônimo de precaução da saúde a longo prazo. “Priorizamos o cuidado integral desde os primeiros dias de vida das pessoas. Por isto fazemos um apelo para que as famílias não faltem às consultas e mantenham seus dados cadastrais sempre atualizados. Quando há ausência sem aviso, outra criança deixa de ser atendida, e isto pode atrasar diagnósticos importantes. A administração pública municipal, com a prefeita Carmen Zanotto à frente do presente e futuro de Lages, quer cuidar cada vez melhor das nossas crianças, a geração do amanhã”, ressalta a secretária Municipal da Saúde, Rose Cristina Possato.

Atenção para a grande demanda atendida mensalmente pela unidade. “O Cresça presta um volume expressivo de atendimentos todos os meses, o que demonstra a importância do serviço para as famílias do município. Cada consulta agendada é uma oportunidade de cuidado, diagnóstico e acompanhamento. Com a chegada de mais um médico pediatra, conseguiremos expandir ainda mais o atendimento às crianças e adolescentes”, comemora a coordenadora do Programa Cresça Melhor, Simone Aparecida Silva Santos.

A Prefeitura de Lages frisa o chamado às famílias para que mantenham os agendamentos em dia e levem seus bebês para a realização dos exames no período recomendado. O cuidado nos primeiros dias de vida é decisivo para assegurar mais saúde, qualidade de vida e um futuro com mais oportunidades para as crianças do município.

Texto: Silvana Mateus

Fotos: Silvana Mateus e Divulgação

Galeria de fotos


Endereço

Praça Leoberto Leal, 20, Centro
CEP 88501-310

Telefones

(49) 3251-7600
(49) 3251-7699
Todos os Direitos Reservados © 2024