Nesta segunda-feira (15 de dezembro), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Tributo recebeu ação especial da campanha nacional Dezembro Vermelho, de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O público pôde usufruir de um conjunto de serviços - testes rápidos para ISTs, orientação e aconselhamento sobre a prevenção das infecções e auriculoterapia.
Os trabalhos foram desenvolvidos por uma equipe multiprofissional, envolvendo Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), técnicos de enfermagem, enfermeiras, odontólogos e médicos, de forma integrada no acolhimento, orientação e realização dos testes junto à população.
Dezembro Vermelho, campanha fundamental no enfrentamento ao HIV - Human Immunodeficiency Virus, palavras traduzidas para “Vírus da Imunodeficiência Humana” - e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). “Esta é mais uma forma de levar à comunidade informações essenciais sobre prevenção e cuidados com a saúde, refletindo o compromisso da prefeita Carmen Zanotto com a promoção do bem-estar de toda a população. A prevenção é um direito de todos e deve estar ao alcance de cada cidadão”, salienta a secretária da Saúde, Susana Zen.
Contribuição direta à saúde nos territórios. “Quando levamos este tipo de ação para dentro da Unidade Básica de Saúde e ampliamos o horário de atendimento, conseguimos alcançar mais pessoas, quebrar preconceitos e incentivar o cuidado contínuo com a saúde”, frisa a diretora da Atenção Primária à Saúde (APS), Carine Freitas Marcon.
A atividade faz parte do esforço contínuo da Prefeitura de Lages para intensificar a conscientização sobre as ISTs, por meio de ações, como, o Dezembro Vermelho, ao acolher, ouvir e cuidar das pessoas.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Secretaria da Saúde/Divulgação