A Secretaria Municipal da Saúde, por intermédio da Rede de Atenção Psicossocial, constituída pelo Serviço Residencial Terapêutico (SRT) e pelos Centros de Atenção Psicossocial de Lages - Capsi - Infantojuvenil, Capsad - Álcool e Drogas e Caps II, promoveu, na noite desta segunda-feira (15 de dezembro), o Treinão de Natal, realizado no Parque Jonas Ramos (Tanque). A atividade reuniu corredores, caminhantes e famílias em um momento leve, festivo e solidário, de convivência comunitária e cuidado em saúde mental.
A intenção foi proporcionar uma confraternização natalina às pessoas atendidas pela Rede de Atenção Psicossocial e, assim, potencializar seus vínculos, o sentimento de pertencimento em sociedade e a riqueza de viver. Teve até a presença ilustre do Papai Noel. Sob a orientação do educador físico, Lucas Valiatti, o grupo manteve o entusiasmo durante toda a atividade.
Saúde, bem-estar e integração social caminham juntos. “A saúde mental deve ser cuidada de forma humanizada, próxima das pessoas e verdadeiramente conectada com a comunidade”, descreve a secretária da Saúde, Susana Zen, aproveitando para lembrar à população serem estas recomendações reiteradamente mencionadas pela prefeita Carmen Zanotto.
O Treinão de Natal vai além da atividade física. “Cada detalhe foi pensado com carinho para que as pessoas usuárias dos serviços se sentissem acolhidas e valorizadas. Mesmo com a chuva, a participação foi linda e cheia de significado. Estes momentos fortalecem a autoestima, criam laços e mostram que o cuidado em saúde mental acontece também no convívio, na alegria e na presença da comunidade”, analisa a coordenadora do Serviço Residencial Terapêutico (SRT), Francielle da Luz.
Para a participante Eloísa Mendes, a experiência foi marcada por encontro, acolhimento e renovação. “Fiquei muito feliz em participar. São ações assim que nos acalentam, animam e fazem nos sentirmos parte da comunidade da nossa cidade.”
A energia do evento também contagiou os pequeninos. Manoela, de apenas cinco anos, participou da corrida inspirada pela mãe, corredora e integrante do grupo Longão. Com vontade e sorriso no rosto, a criança acompanhou o percurso, simbolizando a união entre gerações, e mostrou que o cuidado com a saúde e o bem-estar começa desde cedo, em um ambiente de incentivo, afeto e exemplo familiar. “Eu gostei muito. Foi divertido correr com a minha mãe e meu pai.”
A confraternização principal está programada para ocorrer no dia 17 de dezembro (quarta-feira), com almoço especial na Sede do Pinheirinho, à margem da BR-282. O encontro será realizado em um ambiente acolhedor e festivo, cuidadosamente preparado para oferecer agregação, inclusão, amorosidade, esperança e mais ainda dignidade às pessoas.
A Rede de Atenção Psicossocial de Lages atua com humanização de cuidado e equilíbrio de vida de seus pacientes e pela construção de uma sociedade mais solidária, empática e inclusiva.
Texto e fotos: Silvana Mateus