A Secretaria Municipal da Saúde, por intermédio da Atenção Primária à Saúde (APS), promoverá neste mês de dezembro uma programação especial nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Tributo e Guarujá, em horários flexíveis às pessoas (noturnos), após seus expedientes de trabalho, e em referência ao Dezembro Vermelho, campanha nacional dedicada à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e à intensificação dos cuidados com a saúde. Importância em todo o Brasil por promover a conscientização, ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e incentivar a população a adotar medidas de proteção, estimulando estas práticas de precaução.
Em Lages, as atividades irão iniciar no dia 15 de dezembro (segunda-feira), na UBS do bairro Tributo, quando a comunidade terá acesso a orientações e à realização de testes rápidos para HIV, hepatites B e C e sífilis, a partir de 17h. Dois dias depois, em 17 de dezembro (quarta-feira), a mobilização seguirá para a UBS do bairro Guarujá, das 17h às 20h30min. A unidade oferecerá testes rápidos para HIV (Human Immunodeficiency Virus - Vírus da Imunodeficiência Humana), hepatites B e C e sífilis (mediante agendamento), consultas nutricionais (também com agendamento) e vacinação em demanda livre.
Conjunto de iniciativas do Município para sensibilização contínua de impulso para a população buscar informação, cautela de saúde e acompanhamento regular. “A campanha fortalece o vínculo com a comunidade e incrementa os cuidados com todas as pessoas, ambas preocupações constantes do perfil da gestão da prefeita Carmen Zanotto”, ressalva a secretária da Saúde, Susana Zen.
Texto e foto: Silvana Mateus