Notícias
Prefeitura de Lages iniciará vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório A e B para gestantes com atendimento exclusivo de 24 horas no primeiro dia - 12 de dezembro
10/12/2025
Imunização passa a integrar a rede pública municipal de saúde com atenção à segurança dos primeiros meses de vida do bebê

A partir de 12 de dezembro, a Secretaria Municipal da Saúde passará a disponibilizar a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório A e B (VSR) para gestantes a partir da 28ª semana de gestação, na Central de Imunização, localizada na Praça Leoberto Leal, nº: 20, centro da cidade, anexa à Vigilância Epidemiológica. A imunização, ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), destinada a gestantes a partir da 28ª semana, e tem como intuito reduzir casos de bronquiolite em recém-nascidos. 

Para ampliar o acesso e garantir que todas estas mulheres gestantes possam receber o imunizante, a unidade terá atendimento especial durante 24 horas no dia 12 de dezembro, próxima sexta-feira, com início no primeiro minuto de sexta-feira, prolongando-se até as 23h59min da mesma data - sexta (12). Ação especial em alusão ao Dezembro Vermelho, campanha nacional voltada à prevenção de doenças e à promoção da saúde. Após a data, o atendimento da Central de Imunização retornará ao horário habitual, das 8h às 12h e das 13h às 18h (de segunda a sexta-feira).

A vacinação será exclusivamente às gestantes, com o objetivo de expandir a proteção dos bebês em seus primeiros meses de vida, período de maior vulnerabilidade às infecções respiratórias.

Não há restrição de idade para a mãe, e a recomendação do Ministério da Saúde (MS) é que seja aplicada dose única a cada nova gestação, assim, cada bebê receberá a proteção necessária. Para receber a vacina, as gestantes deverão apresentar documento oficial de identidade com foto, carteira de gestante e carteirinha de vacinação.

A partir do dia 15 de dezembro (segunda-feira), a vacina poderá ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com Salas de Vacina abertas; Hospital e Maternidade Tereza Ramos (HMTR) - rua Marechal Deodoro, nº: 799, Centro, e no Centro de Referência Especializado à Saúde da Criança e do Adolescente (Cresça) - rua Fausto de Souza, nº: 300, Centro.

Esta vacina estará incorporada à rede pública municipal de saúde. Viabilidade, facilidade e assistência com todos os imunizantes. “A Secretaria da Saúde cuida da população em todas as suas faixas etárias, antes mesmo do nascimento das pessoas, desde a gestação, e das futuras mães. A vacina contra o VSR é essencial para evitar agravamentos respiratórios e reduzir internações”, declara a secretária da Saúde, Susana Zen, lembrando as orientações da prefeita Carmen Zanotto de a Prefeitura propiciar horários mais flexíveis à comunidade ao buscar a defesa da sua saúde.

 O que é a bronquiolite

 A bronquiolite, uma infecção viral frequente entre bebês e crianças com menos de dois anos. Os sintomas costumam começar de forma branda, porém, podem evoluir rapidamente para quadros mais graves.

Como a doença geralmente é causada por vírus, não há tratamento específico para a bronquiolite. O cuidado, direcionado para o alívio dos sintomas, incluindo terapia de suporte, oferta de oxigênio quando necessário, hidratação adequada e uso de broncodilatadores (substâncias que ajudam a dilatar as pequenas vias aéreas) especialmente em situações em que há chiado respiratório evidente.

Texto: Silvana Mateus, com informações do Ministério da Saúde (MS)

Foto: João Risi/Ministério da Saúde (MS)/Divulgação

Galeria de fotos


Endereço

Praça Leoberto Leal, 20, Centro
CEP 88501-310

Telefones

(49) 3251-7600
(49) 3251-7699
Todos os Direitos Reservados © 2024