A Secretaria Municipal da Saúde/Prefeitura de Lages promoveu, na tarde desta terça-feira (25 de novembro), um encontro em que o público-alvo foram profissionais integrantes da equipe do Núcleo de Segurança do Paciente. Com o tema central “Responsabilidade Ética na Atuação dos Profissionais de Saúde”, a atividade ocorreu no Auditório do Micro Distrito de Base Tecnológica de Lages - Incubadora MIDILages, na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).
O evento reuniu trabalhadores de diferentes áreas da rede municipal, no enfoque de práticas seguras e com cuidado pautado pela ética, responsabilidade e pelo respeito à população atendida pelo âmbito público.
O Núcleo de Segurança do Paciente, da Secretaria da Saúde, foi responsável pela organização do encontro, envolvendo um conjunto de ações contínuas de qualificação das equipes e o fortalecimento da cultura de segurança em toda a rede municipal. A iniciativa salienta o empenho do Município em construir e manter ambientes assistenciais mais seguros, práticas alinhadas às diretrizes nacionais e proteção cada vez mais abrangente.
Intensa interação entre os participantes e parceria da Prefeitura de Lages com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SC). O momento propiciou troca de experiências, o debate sobre desafios do cotidiano assistencial e o esclarecimento de dúvidas relacionadas às situações vivenciadas nas unidades de saúde em geral e, em específico, nas Unidades Básicas de saúde (UBSs). A aproximação levou em consideração o conjunto composto pela qualificação contínua e a melhoria das práticas de cuidado em toda a rede municipal de saúde.
A palestra foi conduzida pelo enfermeiro e conselheiro (Conselho) Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC), Junior Wolff, abordando pontos essenciais sobre ética profissional, legislação e as responsabilidades que permeiam o cotidiano das equipes multiprofissionais. Em sua exposição, destacou a relevância da adoção de boas práticas, da comunicação segura, da autonomia profissional e da tomada de decisão baseada nos princípios éticos de orientação à assistência em saúde.
Um dos aspectos mais relevantes do encontro foi o discurso pertinente à relação entre o Conselho Regional de Enfermagem e as instituições de ensino e saúde. “Esta parceria potencializa a qualificação contínua dos profissionais, facilita o acesso a orientações técnicas atualizadas e favorece a construção de espaços assistenciais mais seguros”, observa Junior Wolff.
Formação permanente de profissionais de equipes. “A orientação ética e a segurança do paciente são pilares do nosso trabalho. A prefeita Carmen Zanotto tem acentuado diariamente a importância de investirmos na qualificação dos profissionais para obter-se um atendimento cada vez mais humanizado a nossa população”, analisa a secretária adjunta da Saúde, Rose Cristina Possato.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Divulgação