Programação com discussões sobre prevenção, diagnóstico precoce, políticas públicas e abordagens integradas de cuidado além das questões urológicas e, para tal, considerar aspectos físicos, emocionais e sociais. Condutas preventivas, estratégias de acolhimento e práticas humanizadas. Estes foram os tópicos abordados em um evento de iniciativa do Município neste início da última semana do mês de novembro, o Mês da Saúde do Homem - Campanha Nacional Novembro Azul, de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Nesta segunda-feira (24 de novembro), a Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu o 1º Simpósio de Saúde do Homem, reunindo profissionais e acadêmicos da área da saúde, em um espaço de troca de conhecimentos, atualização e ampliação das práticas de cuidado direcionadas ao público masculino. O evento aconteceu no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).
Como objetivo do Seminário, aprofundar conhecimentos, promover o diálogo entre profissionais e incentivar práticas que contribuam para melhorar os indicadores de saúde do homem no município e, como resultado, a expansão do acesso à informação e ao atendimento de forma integral e humanizada.
O Simpósio integra as ações do Novembro + Azul, campanha municipal dedicada à promoção da saúde masculina, e incentiva a qualificação contínua das equipes, como um dos princípios da administração pública em favor da sociedade. A inciativa busca estimular a atenção mais estendida, preventiva e acessível, bem como reduzir barreiras e tornar mais robusta a rede de cuidados.
Ao comentar sobre o Simpósio, a prefeita Carmen Zanotto chamou a atenção para a importância de investir em formação e estratégias de mais cuidado ao público masculino. “Precisamos tratar a saúde do homem de forma ampla, desde a prevenção ao câncer de próstata, segurança, o autocuidado e a saúde mental. Estamos dando um passo importante nesta longa caminhada pela atenção integral à saúde dos homens da nossa cidade e de toda a Serra Catarinense.”
Colaboração diretamente para a melhoria dos serviços oferecidos. “Precisamos transformar a cultura existente. Nosso primeiro Simpósio, assim como todas as ações desenvolvidas neste mês, resgatam o olhar do homem para a prevenção e o autocuidado, mostrando que buscar ajuda cedo facilita o caminho a uma vida melhor. Também queremos desmistificar a ideia de que saúde do homem se resume a um aspecto em específico, precisa ser entendida de forma integral”, ressalva a secretária adjunta da Saúde, Rose Cristina Possato.
As palestras do 1º Simpósio de Saúde do Homem foram ministradas pelos profissionais: Presidente da Rede Estadual Saúde do Homem (RESH/SC), Ademir Henschel; médico de Saúde Mental, Claudiomar Santana; médico de Família e Comunidade, Julio Ozorio, e a médica de Família e Comunidade e do Esporte, Karine Bitencourt.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Nilton Wolff