Para conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde e marcar o mês dedicado a eles, a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na última semana uma roda de conversa no Centro de Recuperação Nossa Senhora Aparecida (Crensa).
O encontro foi conduzido pela equipe composta pela Psicóloga Pamela Santos, pela médica Leila Duarte, pela gerente da urgência e emergência, Ana Karolina Marciano e pela enfermeira Fabiana Padilha. A equipe abordou a importância do diagnóstico precoce, dos exames preventivos e da superação de tabus ainda presentes quando se trata do cuidado com a saúde masculina.
De acordo com a secretária da saúde, Susana Zen, o mês de novembro intensifica ações de conscientização voltadas ao público masculino, mas o cuidado ocorre durante o ano todo na rede municipal. “O Novembro + Azul não só aborda o câncer de próstata, mas também encoraja uma discussão mais ampla sobre a saúde masculina, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes e saúde mental, reforçando a importância de cuidar da saúde e realizar exames regulares”, destaca.
Ao comentar sobre a atividade, a chefe da atenção especializada, Fabiana Padilha da Silva lembrou que o Novembro Azul vai além da campanha, sendo um convite à reflexão e à prevenção permanente. “A roda de conversa no Crensa foi muito significativa, permitindo um diálogo aberto sobre temas ainda sensíveis para muitos homens. A participação do grupo é essencial para levar informação e incentivar o cuidado contínuo com a saúde”, conclui.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Secretaria da Saúde/ Divulgação