Nesta quarta-feira (29 de outubro), o auditório da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) foi palco do “VI Seminário da Serra Contra o Acidente Vascular Cerebral (AVC)”. Uma iniciativa promovida pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER), Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP) em parceria com a Prefeitura Municipal de Lages e demais municípios da Serra Catarinense.
O encontro reforçou a importância do diagnóstico precoce e da atuação multiprofissional no tratamento do AVC, apresentando resultados positivos obtidos em Santa Catarina.
Durante a abertura a prefeita de Lages, Carmen Zanotto, destacou a abrangência da rede de cuidados contra AVC em todo o estado. “Santa Catarina tem uma das redes de cuidado ao AVC mais estruturadas do país, resultado da integração entre Estado e municípios. Em Lages, esse trabalho é uma realidade, com ações continuas de prevenção, atendimento ágil e reabilitação dos pacientes”, ressaltou.
O secretário da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, enfatizou a importância da integração entre as secretarias e o município. “Cada vez mais entendemos que as secretárias não podem atuar de forma isolada. O trabalho integrado faz a diferença, e a prova disso são nossos alunos aprendendo a reconhecer os sinais de um AVC e a agir rapidamente, ajudando suas famílias e a comunidade”, destacou.
Em sua fala, a Secretária da Saúde, Susana Zen, ressaltou o empenho da gestão em fortalecer ações de prevenção e conscientização. “O trabalho de prevenção é fundamental para reduzir os casos e as sequelas do AVC. Fortalecemos a atenção básica em parceria com outras secretarias e órgãos para promover ações educativas nas escolas, unidades de saúde e comunidade.
Durante o Seminário, cada município apresentou as ações desenvolvidas durante o mês de conscientização e prevenção do AVC. Alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Anjo da Guarda, de Lages, realizaram uma apresentação educativa sobre a doença, reafirmando a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acionamento correto do socorro.
Em Lages duas grandes mobilizações uniram saúde, educação e comunidade em torno de um mesmo propósito. No dia 21 de outubro, ocorreu a 2ª edição do projeto “Pedalando com a Saúde: A Serra Contra o AVC”, e no dia 23, foi realizada a “Caminhada pela Vida: A Serra Contra o AVC”.
O evento também marcou o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral, celebrado em 29 de outubro, enfatizando como é essencial a prevenção e o reconhecimento rápido dos sinais e busca imediata por ajuda médica.
Texto e fotos: Silvana Mateus