A Secretaria da Saúde/Prefeitura de Lages adquiriu duas câmaras frias para a Farmácia Básica Municipal. Os equipamentos serão utilizados no armazenamento de medicamentos que necessitam ser mantidos sob baixas temperaturas, como, insulinas e imunobiológicos, e já estão em pleno funcionamento.
As novas câmaras frias oferecem maior segurança e estabilidade térmica, inclusive em situações de falta de energia elétrica, já que contam com bateria capaz de manter o funcionamento por até 24 horas. Até então, o armazenamento era feito em geladeiras convencionais.
Cada câmara fria possui refrigeração por compressor hermético e baixo consumo de energia, sensor inteligente de temperatura, degelo automático seco, interior em aço inoxidável, prateleiras fixas, iluminação interna em LED - Light Emitting Diode - e bateria de autonomia de até 24 horas sem energia elétrica.
Avanço relevante da qualidade dos serviços oferecidos à população. “Esta iniciativa, da prefeita Carmen Zanotto, é um investimento voltado à segurança dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e certifica que os medicamentos não sofram variações de temperaturas e mantenham sua eficácia, mesmo em situações adversas”, ressalta a secretária da Saúde, Susana Zen. Estas câmaras frias refletem o compromisso da administração com a melhoria continua da estrutura e gestão da saúde pública.
A aquisição representa um marco para o serviço. “Uma evolução. Antes contávamos apenas com geladeiras comuns, e agora temos um equipamento que garante maior segurança farmacológica, fortalecendo o atendimento à população”, explica o diretor e farmacêutico, Rafael Lopes.
De janeiro a setembro deste ano de 2025, a Farmácia Básica Municipal já realizou 169.071 atendimentos presenciais, com uma média de 900 pessoas por dia - considerados 187 dias úteis em nove meses.
Texto e fotos: Silvana Mateus