O Programa de Imunização do Município de Lages vem intensificando as ações de vacinação para crianças e adolescentes, com estratégias tanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) quanto em ações extramuros. Na próxima terça-feira (23 de setembro), a Secretaria da Saúde fará uma grande ação de vacinação com o objetivo de garantir maior cobertura vacinal de crianças e adolescentes com idade entre 9 e 19 anos, e reduzir riscos de doenças evitáveis, fortalecendo a saúde dos estudantes e o ambiente escolar.
A ação ocorrerá em 12 instituições de ensino do município, nos horários das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. Todos os alunos poderão receber os imunizantes. Serão disponibilizadas as vacinas HPV (9 a 19 anos), Meningite ACWY (11 a 14 anos) e DT (reforço a cada 10 anos).
As vacinas disponíveis protegem contra vários vírus. A vacina contra HPV (papilomavírus humano) previne cânceres, incluindo colo do útero, anal, oral e de pênis, além de verrugas genitais. A vacina contra meningite ACWY protege contra os quatro sorogrupos da bactéria Neisseria meningitidis (A, C, W e Y), ajudando a prevenir meningite e doença meningocócica. A vacina DT (difteria e tétano) protege contra duas doenças graves: difteria e tétano. As vacinas são seguras e fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde.
A Prefeitura de Lages reitera o compromisso com a saúde pública e a proteção das crianças e adolescentes por meio da vacinação. A parceria entre as secretarias da Saúde e da Educação faz parte do plano de governo do Município para promover o bem-estar de toda a população. “Escola, saúde e comunidade trabalhando juntas garantem uma campanha de sucesso, ampliando a cobertura vacinal e fortalecendo a aproximação com a comunidade”, ressalta a secretária da saúde, Susana Zen.
A Secretaria da Saúde reforça que os pais ou responsáveis que não conseguirem vacinar seus filhos durante a campanha na escola ainda podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima e garantir a aplicação da dose. Para receber os imunizantes é obrigatório apresentar carteira de vacinação e autorização assinada pelos pais.
Confira as instituições de ensino que farão parte da ação:
EMEB Santa Helena – Copabana;
EMEB Mutirão – Habitação;
EMEB Aline Giovana Schmitt – Guarujá;
EMEB Professor Osni de Medeiros – Tributo;
EMEB Nossa Senhora dos Prazeres - Santa Catarina;
EMEB Ondina Neves Bleyer - Sagrado Coração de Jesus;
EMEB Professor Antônio Joaquim Henriques – Centenário;
EMEB Professor Pedro Candido – Boqueirão;
EMEB Nossa Senhora da Penha - São Miguel;
EMEB Izidoro Marin – Caroba;
EMEB Professor Fausta Rath - Vila Mariza;
EMEB Professor Eduardo Pedro Amaral - São Francisco.
Texto e foto: Silvana Mateus