Notícias
Dia Mundial da Segurança do Paciente: Prefeitura de Lages chama atenção da comunidade para consolidar cultura de segurança em todos os níveis do cuidado
17/09/2025
Tema da campanha de 2025 é “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”, com o slogan “Segurança do paciente desde o início”

A data de 17 de setembro, reconhecida como Dia Mundial da Segurança do Paciente, foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019 para promover a segurança em cuidados de saúde como prioridade global e conscientização das populações. Nesta 7ª edição, a campanha mundial faz um chamado especial à proteção de um dos grupos mais vulneráveis no sistema de saúde: Recém-nascidos e crianças.

O tema de 2025 - “Cuidado seguro para cada recém-nascido e para cada criança”, com o slogan “Segurança do paciente desde o início”, salienta a necessidade de fortalecer a cultura de segurança em todos os níveis do cuidado, incentivando profissionais, gestores, pacientes e familiares a atuarem conjuntamente na construção de um sistema de saúde mais seguro e humano.

A campanha deste ano busca sensibilizar as pessoas sobre os riscos específicos em cuidados neonatais e pediátricos; mobilizar governos, profissionais de saúde e sociedade civil para implantar e implementar estratégias seguras e sustentáveis; capacitar pais, cuidadores e crianças, com o efeito de promover educação, participação ativa e protagonismo no cuidado, e fomentar a pesquisa em segurança do paciente aplicada à pediatria e à neonatologia.

Em Lages, a Secretaria Municipal da Saúde, por intermédio do Núcleo de Segurança do Paciente, lembra a data como oportunidade para mobilizar a sociedade e os serviços de saúde na adoção de medidas que previnam incidentes, promovam a qualidade do atendimento e assegurem a proteção da vida.

Durante o mês de setembro, o Núcleo de Segurança do Paciente desenvolve ações voltadas à prevenção e à minimização de danos evitáveis durante os cuidados de saúde. Estas ações concentram-se em seis metas principais: Identificação correta do paciente, comunicação efetiva, uso seguro de medicamentos, prevenção de infecções e prevenção de quedas. Para isto, são necessárias ações organizacionais, como a promoção de uma cultura de segurança, além da participação ativa do paciente e de seus familiares na busca por um cuidado mais seguro. “O Dia Mundial da Segurança do Paciente representa um chamado à ação: Assegurar e certificar que cada pessoa receba cuidado de qualidade, com respeito e proteção”, justifica a secretária da Saúde, Susana Zen.

Texto: Silvana Mateus

Arte: Fernanda Cordeiro

Galeria de fotos


Endereço

Praça Leoberto Leal, 20, Centro
CEP 88501-310

Telefones

(49) 3251-7600
(49) 3251-7699
Todos os Direitos Reservados © 2024