No último sábado (30 de agosto) a Secretaria da Saúde, por meio do Grupo Contra o Tabagismo da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Pedro, realizou a Caminhada do Dia Nacional Contra o Fumo. O passeio, realizado no Parque Natural Municipal de Lages (Parnamul), teve como objetivo promover a prevenção ao tabagismo, incentivar estilos de vida saudáveis e valorizar a beleza da natureza local.
O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Criado em 1986 pela Lei nº 7488, a data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.
A Prefeitura, através dos Grupo de Combate ao Tabagismo, evidencia uma abordagem mais ampla que vai além da informação incluindo acolhimento, acompanhamento multiprofissional e estímulo a ambientes livres do fumo. “A intenção dessa iniciativa foi mostrar que a mudança de estilo de vida é essencial para o fumante deixar o vício. E isso inclui exercícios físicos, atividades prazerosas para substituir o hábito, alimentação saudável, ajuda profissional e apoio de amigos”, explica a enfermeira gestora, Bruna Ferrão.
Após a caminhada, o grupo realizou um piquenique comunitário, promovendo debates sobre os oito remédios naturais que ajudam na luta contra o tabagismo, incluindo hábitos saudáveis, alimentação, ar puro, exercícios físicos, água, descanso, sol e fé.
A ação, que foi organizada pela equipe da UBS, mobilizou e estimulou ainda mais o grupo que está em tratamento para, definitivamente, parar de fumar. Maria do Carmo fuma há 40 anos e conta que já diminuiu 90% do consumo. “Estou muito melhor, consigo respirar melhor e tenho mais vontade de fazer as coisas. Hoje estou aqui, sentindo o cheiro desse lugar, antes não sentia o cheiro das coisas, estou maravilhada”, afirma.
Já a senhora Sandra Maria, ressalta as mudanças depois de começar a participar do grupo. “Comecei a mudar meus hábitos: estou comendo mais frutas, bebendo mais água e, nos momentos de vontade de fumar, recorro ao exercício de respiração aprendido no grupo”, conta.
Texto e fotos: Silvana Mateus