A Prefeitura de Lages, juntamente com as secretarias da Saúde e de Obras e Infraestrutura, assinou nesta sexta-feira (22 de agosto) as ordens de serviço que autorizam a execução das obras de reforma e separação das recepções adulto e infantil e a reforma da pavimentação e drenagem pluvial do estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), no bairro Universitário.
Com o compromisso de oferecer melhor qualidade e acolhimento no atendimento à população, a prefeita Carmen Zanotto ressaltou a importância da reestruturação do local. “Esse espaço vai dar dignidade no atendimento de saúde, principalmente às crianças do município de Lages e da região serrana. O estacionamento da nossa UPA tem sido uma das nossas maiores preocupações desde o início do ano; precisamos garantir um acesso de qualidade para nossa população. Estaremos atentos ao andamento das obras, cobrando agilidade até a entrega final”, explica a prefeita.
A secretária adjunta de saúde, Rose Cristina Possato, reafirmou o compromisso de toda equipe em ofertar um atendimento de qualidade a todos. “O novo espaço foi planejado com foco no bem-estar dos pacientes, com uma entrada exclusiva e ambientação lúdica, garantindo mais conforto e segurança para as crianças e familiares”, comenta.
O projeto que prevê a separação da recepção infantil e adulta passará por uma reforma estrutural e, a partir de então, todas as crianças e adolescentes, acompanhados de seus responsáveis, serão recepcionados em um ambiente diferente dos adultos. A nova entrada ficará localizada na lateral da entrada principal, voltada para rua Roseno Frederico Vieira, criando um espaço mais seguro e inclusivo para as crianças e seus familiares.
O investimento tem como objetivo modernizar a estrutura garantindo maior conforto e qualidade no atendimento à população. O valor estimado para a execução da obra de separação da recepção é de R$ 250 mil, com prazo previsto de sete meses para execução, conforme o cronograma físico-financeiro, e está a cargo da empresa Versatti Engenharia e Consultoria. Os recursos fazem parte da emenda parlamentar do deputado estadual Marcius Machado. Além da reestruturação, o ambiente ganhará um televisor, cinco poltronas e dois aparelhos de ar-condicionado.
Reforma da pavimentação e drenagem pluvial do estacionamento
A intervenção prevê melhorias no piso do estacionamento e no sistema de drenagem, para evitar alagamentos e facilitar o fluxo de pacientes. Conforme o Secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Arruda, a solução envolve novos dispositivos que captam a água da chuva que, atualmente, fica acumulada no local. “Desde o início do ano essa tem sido uma de nossas prioridades: serão mais de dois mil metros quadrados de área nivelada, conduzindo a água para as novas caixas de captação e a repavimentação completa do local”, conclui.
Os novos dispositivos de drenagem para captação de água serão conectados por uma rede de 400 milímetros (mm) que se interliga à linha de 600 mm. A repavimentação será mantida com lajota sextavada para ter um piso intertravado e, com o nivelamento total do espaço, haverá melhores condições de acesso e mobilidade para a população.
O investimento da obra é de R$ 429 mil, proveniente de recursos próprios do município e a execução e fornecimento de materiais ficam a cargo da Consultoria e Via Pavimentações e Serviços Ltda, com prazo de entrega de quatro meses.
O ato de assinatura das ordens de serviços, foi acompanhado pelo Deputado Estadual Marcius Machado, o Diretor Administrativo da UPA, Fernando de Aguiar, a Assessora Especial da Casa Civil, do Estado de Santa Catarina, Fernanda de Souza Córdova, vereadores e demais autoridades.
As mudanças atendem uma reivindicação antiga da população, garantindo melhor segurança à saúde do público e visa garantir um espaço ainda mais funcional, acolhedor e inclusivo a todos que buscam atendimento de urgência.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Marcos Heitor de Carvalho