Na tarde desta quinta-feira (14 de agosto), a Prefeitura de Lages, por meio da Secretária de Políticas para a Mulher e para o Idoso, com o apoio da Secretaria da Saúde e da Rede Catarina de Proteção à Mulher, realizou um importante evento de conscientização dentro da programação do Agosto Lilás, mês dedicado à luta pelo fim da violência contra a mulher.
A ação realizada no Calçadão da Praça João Costa reuniu profissionais da Rede de Proteção, da Saúde e a população em geral, proporcionando momentos de informação, reflexão e fortalecimento da importância do respeito e da igualdade de direitos.
O movimento incluiu a entrega de materiais explicativos sobre diferentes formas de violência, além de orientações sobre como buscar ajuda e denunciar casos. Também estiveram disponíveis os serviços da Secretaria da Saúde, através do Centro de Estudos e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm) e do Carro da Vacina.
Durante o evento a Secretária Municipal de Políticas para a Mulher e para o Idoso, Suzana Duarte, enfatizou a importância da campanha como meio de conscientizar a sociedade sobre a necessidade de combater todas as formas de violência contra as mulheres. “Nosso objetivo é garantir que as mulheres conheçam seus direitos e os serviços disponíveis para atendê-las. Mais do que isso, oferecemos acolhimento, escuta e apoio”, destaca.
A moradora de Bocaina do Sul, Marquiza das Graças da Rosa, 70 anos, aproveitou o passeio pela cidade para conhecer a ação da prefeitura. “É muito bom ter esses serviços à disposição, quase sempre aparece alguém que precisa”, diz ela. De São Joaquim, a moradora, Josiane de Souza, veio trazer o irmão para uma consulta. “Essas ações de conscientização são essenciais e precisamos somar esforços para que tudo melhore”, comenta.
A ação foi voltada para a divulgar o “Seminário Lilás: unindo forças pelo fim da violência contra a mulher”, marcado para o dia 18 de agosto, da 18h às 22h, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). O evento reunirá profissionais, especialistas e sociedade civil para reflexões e ações efetivas no enfrentamento à violência de gênero.
Confira o cronograma do Seminário Lilás no dia 18:
· 18h – Credenciamento;
· 18h30min – Composição da mesa de autoridades;
· 19h - Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso: Políticas Públicas, avanços e desafios em Lages – Secretária Suzana Duarte e equipe referência da Secretaria;
· 19h30min – Políticas Públicas e enfrentamento à violência de gênero – Leandre Dal Ponte – Secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná;
· 20h30min – Violência Doméstica e seus nuances – delegada Patrícia Zimmermann D´Avila, Coordenadora das Delegacias de Polícia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (CDPCAMI);
· 21h – Lei Maria da Penha e seus mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher – Tenente-Coronel, Naíma Huk Amarante – Chefe da Secretaria de Programas Institucionais da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Silvana Mateus e Fábio Pavan