Notícias
Mais de 100 alunos participam de iniciativa do Programa Saúde na Escola (PSE)
12/08/2025
Saúde Sexual Reprodutiva e Saúde Mental na Adolescência foram os temas escolhidos, fundamentais para o bem-estar dos jovens, ajudando-os a entender seu corpo, suas emoções e a importância de cuidar de

Nova ação do Programa Saúde na Escola (PSE) foi executada nesta segunda-feira (11 de agosto) pela Secretaria da Saúde - Prefeitura de Lages. Desta vez, na Escola de Educação Básica (E.E.B.) Lúcia Fernandes Lopes, localizada no bairro Santa Catarina, e na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Mutirão, no bairro Habitação. O evento abordou discussões sobre os temas Saúde Sexual Reprodutiva e Saúde Mental na Adolescência. Ao todo, cerca de 150 alunos participaram do Programa, entre as duas instituições, durante o período matutino e vespertino. 

O Programa Saúde na Escola (PSE) almeja integrar saúde à educação, de forma contínua, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos estudantes. Atua ao promover ações de benefício diretamente os alunos, contribui para a garantia de um ambiente escolar mais saudável e reflete no bem-estar de toda a comunidade.

Na Escola de Educação Básica (E.E.B.) Lúcia Fernandes Lopes, aos alunos dos ensinos fundamental e médio foi concedida a oportunidade de assistir às palestras ministradas pela médica Jeniffer Mendes, e pela gestora e enfermeira, Paolla Pereira, da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Catarina, com a explanação do tema Saúde Sexual Reprodutiva.

Já na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Mutirão, os estudantes do 8º e 9º anos participaram de uma palestra sobre Saúde Mental na Adolescência, conduzida pela médica Patrícia Pinheiro, e pela equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) do bairro Habitação.

Palestras de formas lúdicas sobre violência, cultura de paz, direitos humanos, saúde bucal, saúde mental, alimentação saudável, combate à obesidade, e prevenção ao uso de drogas, álcool e tabaco, além da prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ajudam a conscientizar os estudantes desde cedo, incentivam a formação de hábitos saudáveis e estimulam um ambiente escolar mais seguro e acolhedor. “Estas iniciativas são importantes porque envolvem atividades educativas e preventivas que valorizam a saúde e o bem-estar dos alunos”, analisa a secretária da Saúde, Susana Zen.

Segundo as diretrizes do Programa Saúde na Escola (PSE), criado em 2007 pelo Decreto Presidencial nº: 6.286, há uma lista de temas pré-definidos que devem ser expostos e aprofundados, levando-se em consideração a faixa etária dos estudantes. No entanto, também há flexibilidade para fazer ajustes conforme a realidade de cada local, e permitir que as ações sejam mais relevantes e eficazes. Isto ajuda a assegurar que as atividades sejam adequadas às necessidades específicas de cada região, com atuação personalizada e efetiva na promoção da saúde.

Texto: Silvana Mateus

Fotos: Secretaria da Saúde/Divulgação

 

Galeria de fotos


Endereço

Praça Leoberto Leal, 20, Centro
CEP 88501-310

Telefones

(49) 3251-7600
(49) 3251-7699
Todos os Direitos Reservados © 2024