O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) é um serviço especializado da prefeitura que atua na promoção, prevenção e recuperação da saúde dos trabalhadores, além de investigar as condições de trabalho. Em Lages, o Cerest está localizado na Praça Leoberto Leal, n 20, anexo a Policlínica Municipal e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Serviço especializado do Sistema Único de Saúde (SUS), o Cerest foi criado através da Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/1990), que inclui a saúde do trabalhador no âmbito do SUS. Atualmente existem 38 Normas Regulamentadoras em vigor no Brasil. Elas estabelecem diretrizes e requisitos de segurança e saúde no trabalho para diferentes atividades e setores.
No primeiro semestre desse ano o Cerest atendeu 2.483 trabalhadores, realizando 4.746 procedimentos. Para utilizar o serviço, a pessoa trabalhadora pode buscar atendimento direto no setor ou através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo necessário que o profissional da Unidade aponte que o cidadão deseja atendimento no Cerest.
Um dos papeis principais do Cerest é a prevenção de doenças e acidentes de trabalho. A gestora do setor, Angelita Ribeiro, destaca que o trabalho desenvolvido realmente contribui para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores. “É muito importante esse esforço para garantir ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis”, comenta.
Além de atendimento pessoal, o Cerest desenvolve várias ações voltadas ao trabalhador, como: seminários, palestras e congressos. Neste primeiro semestre de 2025 esteve presente na Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, etapa regional, realizada em abril desse ano.
Vinculado à Vigilância Sanitária e ao Laboratório Municipal, o setor trabalha no processo das Carteira de Saúde para Manipuladores de Alimentos. O processo inclui consulta, realização dos exames e entrega das carteiras. O documento é obrigatório para quem for trabalhar diretamente com a manipulação, tanto o proprietário como os funcionários e deve ser renovado a cada seis meses.
O setor disponibiliza também de um canal de denúncia de situações irregulares em empresas, que pode ser feito presencialmente ou pelos telefones: (49) 3251-7970 e (49) 3251-7971. Somente neste ano já foram realizadas 50 fiscalizações.
Os principais eixos de atuação do Cerest
1. Oferecer cuidado completo ao trabalhador, desde a promoção da saúde até a reabilitação, integrando ações de vigilância e prevenção;
2. Atuar de forma proativa para eliminar riscos nos ambientes de trabalho e fortalecer o cuidado com a saúde dos trabalhadores;
3. Estimular o controle social, a escuta ativa e o diálogo com os trabalhadores e a comunidade;
4. Buscar continuamente a melhoria dos serviços prestados, com base em evidências científicas, gestão qualificada e avaliação constante.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Divulgação