No último sábado (14 de junho), a campanha de vacinação contra a gripe recebeu a ilustre presença do Zé Gotinha, personagem histórico e símbolo das grandes campanhas de vacinação no Brasil. Ele visitou o Recanto do Pinhão Aracy Paim acompanhado do casal mais amado da festa, as Gralhas Azuis.
O veículo esteve estacionado durante todo o dia no calçadão da Praça João Costa, onde foram aplicadas 268 doses de vacina contra a gripe (Influenza).
A iniciativa, idealizada pela Prefeitura de Lages por meio da Secretaria da Saúde, visa fortalecer a cobertura vacinal e contribuir para a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, especialmente pela baixa adesão dos grupos prioritários como crianças, idosos e gestantes.
Além de ampliar o acesso da população às vacinas, a campanha alerta para riscos de complicações causadas pelo vírus influenza. A imunização é uma das principais medidas de prevenção para reduzir internações e óbitos. A vacina é segura, eficaz e salva vidas.
O morador do bairro São Cristóvão, Carlos Eduardo Wolff, aproveitou a manhã do sábado para se imunizar. “Durante a semana é bem corrido, ainda não tinha conseguido fazer a vacina, essa opção do sábado no Centro ficou bem oportuna”, comenta.
Maria Angélica da Silva, mãe do Marcos Vinicius, de seis anos, moradora do bairro Santa Catarina, fez questão de aproveitar o sábado para garantir a proteção dela e do filho. “Aproveitei que tinha que vir no centro, e durante os dias uteis é bem difícil para gente, então foi ótimo, porque voltamos para casa imunizados”, contou
O Município reforça imunização noturna. Dia (24 de junho) a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Miguel estará aberta das 18h às 22h, e a unidade do Vila Mariza, atenderá das 17 às 21h. Já a Unidade de Saúde do bairro Coral continua aberta de segunda a quinta-feira, das 17h às 21h.
O Carro da Vacina estará no dia 17 de junho em frente ao Ceim Moranguinho, no bairro Centenário; dia 24 de junho é a vez do Ceim Girassol, no bairro Santa Mônica e no dia 26 de junho no Ceim Gente Miúda, no Petrópolis.
Para se vacinar, basta apresentar documento pessoal - Cadastro de Pessoa Física (CPF), o Cartão do Sistema único de Saúde (SUS), e se possível carteira de vacinação.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Secretaria da Saúde/Divulgação