O casal mais amado da Festa Nacional do Pinhão, já está imunizado. As Gralhas Azuis, estiveram, na tarde desta terça-feira (10 de junho), na Central de Imunização para tomarem a dose da vacina. Com a iniciativa, o casal reforça o compromisso com a própria saúde e com a saúde pública, com o foco em mobilizar a comunidade para uma causa que salva vidas.
A campanha de vacinação contra a gripe segue em andamento no município, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e proteger a população, especialmente neste período de maior circulação de vírus respiratórios.
A Secretaria da Saúde lembra que hoje, 10 de junho, haverá horário estendido de vacinação, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Vila Mariza e Santa Mônica, das 17h às 21h e das 17h30min às 21h, respectivamente. Facilitando o acesso para quem trabalha durante o dia. Já na quinta e sexta-feira (12 e 13), a Central de Imunização estará aberta das 18h às 22h. Também na quinta-feira (12 de junho) no período da tarde, o Carro da Vacina estará estacionado para atender a população em frente ao Ceim Elvas Flavio Lenzi, no bairro da Penha, das 14h às 18h.
A vacina contra influenza é produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. As vacinas das campanhas atuais são trivalentes e protegem contra os tipos de vírus influenza A (H1N1), A (H3N2) e B, que são os vírus de maior importância epidemiológica, segundo a própria Organização Mundial da Saúde (OMS). O imunizante evita o agravamento de casos de síndrome respiratória aguda grave.
A Prefeitura de Lages disponibiliza todos os imunizantes que fazem parte do calendário vacinal. Quem ainda não tomou a vacina pode procurar uns dos pontos de vacinação.
Confira os locais e Horários com salas de vacinas abertas:
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Lucas Centenaro da Silva