Secretaria Municipal de Saúde oferece inserção gratuita de DIU de cobre
03/02/2024
Iniciativa visa ampliar o acesso aos métodos contraceptivos, promover ações de planejamento familiar e de cuidados com a saúde da mulher

Visando garantir o direito a um planejamento familiar eficaz das mulheres de Lages, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza gratuitamente o serviço de implante do Dispositivo Intrauterino (DIU), oferecido pelo Ministério da Saúde.

O procedimento pode ser solicitado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), as interessadas precisam apresentar CPF, RG e Cartão Nacional de Saúde (CNS). Na UBS, as mulheres passarão por consulta médica para receber as orientações e esclarecer dúvidas, assegurando que cada paciente esteja informada e confortável com a escolha.

O DIU de cobre tem durabilidade de 10 anos. Essa opção de longa duração proporciona às mulheres uma escolha contraceptiva eficaz e de baixa manutenção, garantindo tranquilidade e liberdade no planejamento familiar ao longo da próxima década.

Vale ressaltar que o município tem ausência de fila de espera para o procedimento, agilizando o acesso das mulheres interessadas. Essa medida visa eliminar barreiras e facilitar o caminho para uma escolha consciente e saudável em relação ao planejamento familiar.

Texto: Thiago Junkes