Lages zera fila de vasectomia e reduz aguardo para laqueadura
03/02/2024
Quem tiver interesse em saber mais e/ou passar pela vasectomia, através do Sistema Único de Saúde (SUS), deve procurar as equipes das UBS do município

Fila de espera zerada! A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, zerou a fila de espera por procedimentos do Programa de Planejamento Familiar como vasectomia e laqueaduras encaminhadas às Unidades Básicas de Saúde (UBS).

No final de 2022, a cidade tinha uma fila de 41 mulheres esperando por laqueadura e 172 homens aguardando vasectomia. Por iniciativas voltadas para o aperfeiçoamento da assistência de saúde à população, com oferta de serviços que agilizem o atendimento aos pacientes, o ano de 2023 contou com aumento nos atendimentos do Planejamento Familiar, com 716 procedimentos realizados.

O saldo positivo desses esforços reflete-se nos números atuais, no atual cenário, apenas o grupo feminino aguarda pelo procedimento de laqueadura. Todas as mulheres são gestantes que devem informar se querem realizar o procedimento durante o parto ou se planejam fazê-lo no pós-parto.

Os mutirões de laqueadura e vasectomia realizados fora de Lages também ganharam destaque, com a Secretaria Municipal de Saúde providenciando transporte para garantir a participação dos interessados. Neste ano, dois mutirões já estão programados para acontecer em Bom Retiro nos dias 10 de janeiro e 25 de janeiro.

O agendamento para os procedimentos ocorre por meio da regulação estadual, sem a possibilidade de escolha do local. A orientação e o cadastro são realizados na Unidade Básica de Saúde, onde os interessados recebem informações detalhadas sobre os métodos contraceptivos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, são conduzidos testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e exames preventivos para mulheres não gestantes.

Durante o processo de agendamento, a UBS preenche o termo de consentimento, fornece orientações sobre a documentação necessária e agenda a visita ao Centro Especializado em Atenção à Saúde da Mulher (CEASM), onde um psicólogo ou assistente social finaliza o cadastro. No entanto, é importante observar os critérios estabelecidos para a realização dos procedimentos, incluindo a idade mínima de 21 anos ou a existência de pelo menos dois filhos vivos, bem como o tempo mínimo de 60 dias entre a assinatura do termo de consentimento e a realização do procedimento.

Texto: Thiago Junkes