Semanalmente, a média de cirurgias é de 30 procedimentos. As mais incidentes e na liderança do ranking de procura por resolutividade são exerese de pele e seus anexos, como pintas (nevos), verrugas, cistos, lipoma, granulomas de corpo estranho, e pequenos tumores para análise laboratorial (câncer de pele)
À comunidade lageana o Poder Público municipal está favorecida uma gama de serviços de saúde gratuitamente, entre os quais, os ofertados pelo departamento de Pequenas Cirurgias da Secretaria da Saúde, em funcionamento pela parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Consórcio de Saúde e Policlínica)/Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) - CIS Amures.
A prefeitura de Lages, através da Secretaria da Saúde, mantém um convênio com o CIS Amures para esta finalidade. O Município cede servidores médicos e o restante dos trâmites fica por conta do Consórcio. A abrangência de cobertura da subdivisão Pequenas Cirurgias é de atendimento a pacientes residentes em Lages. São atendidas pessoas de todas as idades.
Pequenas cirurgias correspondem aos procedimentos cirúrgicos realizados em caráter ambulatorial, sob anestesia local. São incluídas, por exemplo, as lesões de pele benignas (pintas, verrugas, cistos, lipomas, etc.) e as malignas (tumores de pele).
As ocorrências atendidas pela seção “Pequenas Cirurgias” são exerese de nevos, verrugas, cistos, lóbulo de orelha bífido (rasgado), unha encravada, lipoma, granulomas de corpo estranho, pequenos tumores malignos (câncer de pele), pequenas cicatrizes alargadas ou retraídas e quelóides ou cicatrizes hipertróficas menores, entre outras. Média de cirurgias semanais é de 30 procedimentos. Mais incidentes e líderes no ranking de procura por resolução são exerese de pele e seus anexos, como pintas (nevos), verrugas, cistos, lipoma, granulomas de corpo estranho e pequenos tumores para análise laboratorial (câncer de pele). Exerese significa procedimento cirúrgico de remoção de uma lesão por meio do corte da pele ao redor desta lesão, permitindo sua retirada. Usada tanto para remoção de lesões benignas, quanto malignas.
Este setor de Pequenas Cirurgias no CIS Amures possui duas salas: A de Pequenas Cirurgias e a Sala de Observação. São quatro funcionários - Três médicos (a especialidade dos profissionais médicos é cirurgia geral) e um técnico de enfermagem.
José Ângelo Muniz - Médico cirurgião geral
Fabricio Amarante - Médico cirurgião geral
Pablo Knis - Médico cirurgião geral
Alminia Patricia Alencar - Técnica de enfermagem
Fluxo de atendimento de Pequenas Cirurgias
Passo a passo para o cidadão reivindicar e receber respaldo:
No dia da consulta e/ou exame, o paciente deverá levar:
- PEDIDO MÉDICO
- Sisreg (com chave liberada)
Pós-operatório
Após o procedimento, o paciente está liberado. Caso o paciente sinta algum desconforto ou mal estar, será necessário ficar em observação até que o médico responsável pelo procedimento decida pela liberação.
Organização
A agenda de atendimentos ocorre como segue:
Segunda-feira - manhã
Quarta- feira - tarde
Quinta-feira - manhã
Sexta-feira - manhã
Gestão do convênio
Da parte do Município, as gestoras do convênio celebrado entre prefeitura e CIS Amures são Priscila Nunes, gerente de Controle e Avaliação, e Juliana Hining da Silva, gestora de contratos, ambas profissionais da Secretaria Municipal da Saúde. A diretora executiva do CIS Amures é Beatriz Bleyer Rodrigues.
Endereço do Consórcio Intermunicipal de Saúde
O Consórcio Intermunicipal de Saúde (Consórcio de Saúde e Policlínica)/Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) - CIS Amures está localizado na avenida Presidente Vargas, nº: 635, bairro Sagrado Coração de Jesus. Funcionamento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Seus meios de contato são os seguintes: Telefone - 3251-3700/WhatsApp - 3251-3702/Instagram - @cis_amures/e-mail - contato@cisamures.sc.gov.br.
Consórcio: Ativo há 26 anos
Parceria entre os municípios da região da Amures, o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Consórcio de Saúde e Policlínica)/Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) - CIS Amures, funciona desde o dia 18 de setembro de 1997, para realizar ações e compras conjuntas, buscando reduzir custos na aquisição/compra dos serviços especializados que o Sistema Único de Saúde (SUS) não concede na área de dimensão/alcance (região Amures). Sua missão é organizar os serviços já existentes e contratar, de acordo com as necessidades de cada município, os serviços especializados afim de que todos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham acesso e o município possa comprar por menores custos possíveis.
São 27 os municípios abarcados pelo CIS Amures: Abdon Batista, Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Campos Novos, Capão Alto, Celso Ramos, Cerro Negro, Correia Pinto, Frei Rogério, Lages, Monte Carlo, Otacílio Costa, Palmeira, Painel, Ponte Alta, Ponte Alta do Norte, Rio Rufino, São Cristóvão do Sul, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici, Urupema, Vargem e Zortéa.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos ilustrativas: Toninho Vieira