Mensalmente, o Ceasm presta 1.200 atendimentos, sem considerar a vacinação. No período de um mês, realiza 460 consultas, em média, entre médicas e de enfermagem
A campanha mundial Outubro Rosa compreende a propagação de informações em torno do câncer de mama e, no Brasil, fortalecimento das recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença, como preconiza o Instituto Nacional de Câncer (Inca), vinculado ao Ministério. O movimento Outubro Rosa é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença. Geralmente, pontos turísticos e cartões postais planeta afora são iluminados na cor rosa e/ou ornamentados com laço rosa, símbolo do movimento, para atrair a atenção das populações.
No município mais populoso da Serra Catarinense e um dos maiores em território de Santa Catarina, Lages, o Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm) ampara a saúde feminina não restritamente ao mês de outubro, mas o ano inteiro, incessantemente.
Os serviços oferecidos pelo Ceasm são os seguintes
Serviço interligado diretamente à Secretaria Municipal da Saúde, de janeiro a setembro de 2023, o Ceasm prestou 4.511 atendimentos, distribuídos em 2.997 consultas com médico ginecologista (como a abordagem do clínico geral é voltada para a ginecologia, seus atendimentos estão incluídos nesta estatística); 371 consultas de enfermagem; 886 com psicólogo, e 257 com assistente social. Contabilizadas apenas as consultas médicas, são 3.368 em nove meses, uma média de 374 consultas por mês.
Em relação aos exames realizados pelo Ceasm, dentro de sua estrutura física, foram 370 exames clínicos de mamas de janeiro a setembro deste ano e mais 402 exames preventivos ao câncer do colo do útero, um total de 772. Sobre as vacinações, o Ceasm aplicou 5.876 doses de janeiro de 2023 a setembro deste ano. “Os atendimentos são desenvolvidos com o maior zelo, empenho e altruísmo, pois a humanização é uma das peças-chave do Sistema Único de Saúde (SUS)”, recorda a coordenadora do Ceasm, enfermeira especialista em obstetrícia e ginecologia, Dayane Cristina Bordin.
1.200 atendimentos por mês
Mensalmente, o Ceasm presta 1.200 atendimentos, sem considerar a vacinação. Em média, 55 pessoas são atendidas pelo Ceasm diariamente, sem considerar a vacina.
460 consultas por médico e enfermeiro mensais e 60 preventivos
No período de um mês, o Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm) realizou 460 consultas, entre médicas e de enfermagem. Quanto a exames são 60 mensalmente, em média.
Consulta ginecológica lidera ranking de procura entre leque de opções de atendimentos
O público feminino busca a consulta ginecológica em maior quantidade de vezes no Ceasm. Esta é, então, a modalidade de atendimento mais solicitada. Sobre a média de tempo de espera para um exame no Ceasm, está condicionado ao tipo de exame. O preventivo de câncer do colo do útero, por exemplo, dura uma semana.
Direcionamento a clínicas credenciadas
O Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm) destina pacientes à realização de exames em clínicas credenciadas mediante convênio com a Secretaria Municipal da Saúde, a exemplo de mamografia, exame citopatológico de colo uterino (preventivo/Papanicolau), ultrassom, biópsia de colo uterino e exames laboratoriais. Conforme avaliação do profissional que atendeu a usuária, a maioria dos encaminhamentos é realizada via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), agendada na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou por autorização no sistema Gestão Municipal da Saúde (Gemus) no próprio Ceasm, e alguns exames já têm agendamento no Sisreg na hora, como mamografia e biópsia.
Clínicas parceiras da prefeitura e SUS
Horário facilitado para mulheres profissionais
Situado na rua James Robert Amós, nº: 109, esquina com a rua Carolina Batalha Ribeiro, Centro, bem próximo ao prédio do Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC) e à Justiça do Trabalho - Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 12ª Região (SC) - parte de trás do Fórum Nereu Ramos, o Ceasm tem suas portas abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. E ocupa o primeiro pavimento do edifício. No segundo está a Unidade Básica de Saúde (UBS) da área central.
Diferentemente do horário de comércio, normalmente, das 14h às 18h, diversos serviços da Saúde de Lages abrem ao público mais cedo no período vespertino, às 13h, para não atrapalhar o retorno das mulheres ao trabalho no segundo turno do dia.
11 salas e 18 profissionais no Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm)
Possui 11 salas: Uma sala de Coordenação, dois consultórios médicos, um consultório de enfermagem, uma sala de avaliação antropométrica e sinais vitais, dois consultórios de psicologia, uma sala de vacina, uma recepção e dois banheiros para usuários.
E conta com 18 funcionários, dos quais, uma coordenadora, dois médicos da especialidade de clínica geral, três médicos ginecologistas, uma enfermeira, cinco técnicos/auxiliares de enfermagem, uma vacinadora (auxiliar de enfermagem), duas psicólogas, uma assistente social, um auxiliar administrativo e um auxiliar de serviços gerais. O Ceasm é coordenado pela enfermeira especialista em obstetrícia e ginecologia, Dayane Cristina Bordin.
Como ser atendida?
A maioria dos atendimentos no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de abrangência. Consultas de pré-natal e exame preventivo ao câncer do colo do útero são realizados por agendamento presencial, mediante apresentação de comprovante de residência ou cadastro atualizado de comprovação de moradia em área descoberta.
Encaminhamentos para laqueadura e vasectomia são agendados pelas Unidades de Saúde por telefone. Usuários de área descoberta agendam avaliação com enfermeira do Ceasm.
Os encaminhamentos psicológicos são efetuados por e-mail geralmente pelas Unidades de Saúde ou serviços que atendem às mulheres/gestantes. A vacinação acontece por demanda espontânea.
Para receber suporte é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto e Cartão SUS (Sistema Único de Saúde). E, para vacinas, levar também a Caderneta de Vacinas.
Presença nas consultas e exames é fundamental para saúde em dia e, no caso de faltas, devem ser avisadas com antecedência
O Ceasm reforça a importância do comparecimento nas consultas e procedimentos agendados. Na impossibilidade de comparecimento, o serviço deve ser comunicado antecipadamente, pelo menos 24 horas a 48 horas antes, para haver tempo hábil de agendar o próximo paciente à espera de uma oportunidade. As pessoas devem fornecer números de telefone ativos e em funcionamento atual, com possibilidade de contato e manter seus dados atualizados junto ao Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) e ao sistema Gestão Municipal da Saúde (Gemus). Atualmente, a principal dificuldade do Ceasm são as ausências.
“Eu sou homem! O que eu tenho a ver com isso?”
Você é homem? Qual o seu papel em relação à saúde da mulher e quando está gestante? “Eu preciso mesmo acompanhar minha esposa, filha, mãe, tia, sobrinha, afilhada, em uma consulta ou exame? Pra quê?”
No caso do diagnóstico de doenças, o homem pode oferecer apoio emocional e compreender as alterações da doença e sua influência no dia a dia, não julgamento através do conhecimento. Sobre o pré-natal, o homem faz parte deste processo, pois também está “grávido” e, deste modo, deve assimilar e entender o que está acontecendo, as alterações físicas e emocionais da gestação, bem como a realização do pré-natal masculino e testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o funcionamento do trabalho de parto e de que forma pode participar esclarecer dúvidas a respeito da gestação, parto, puerpério e cuidados a serem desenvolvidos por ele mesmo com o bebê.
Meios de comunicação
As maneiras de interação com o Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm) são telefone fixo - 3251-7900/WhatsApp - 3251-7900/e-mail - ceasm@saudelages.sc.gov.br/Instagram: @saudelages.
No Outubro Rosa, mais por dentro do assunto do que nunca
Com a iniciativa mundial Outubro Rosa, o Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm) intensifica suas ações, já cotidianas ao longo do ano. Entre as ações externas de rotina estão visitas a gestantes no Hospital Tereza Ramos e com o grupo Mães de Anjo, em que no dia do encerramento dos encontros houve soltura de balões na praça ao lado do Santuário São Judas Tadeu.
Neste mês de outubro, notadamente, o Ceasm estimula a realização do exame citopatológico de colo uterino (preventivo/Papanicolau) e clínico de mamas, amplia o horário de atendimento, realiza coleta de material para exame em empresas e faculdades e ministra palestras e rodas de conversas em diferentes locais, como empresas. E, na agenda especial da campanha, quatro datas reservadas para ações em horários flexíveis ao público: Dias 7, 19, 25 e 28.
O Outubro Rosa será um mês inteiro repleto de ações e de sensibilização em amor à vida. Durante o mês da campanha, cujo símbolo é o laço rosa, 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Ceasm estarão abertos em horário especial noturno, além do horário diurno (8h às 12h e das 13h às 17h), para atender crianças, adolescentes, mulheres maduras e idosas com empecilhos de deslocamento nos horários habituais dos dias úteis da semana para olhar a si mesma e fazer um check-up periódico.
Serão realizados seis dias de eventos no Mercado Público Municipal, aos quais estão incluídos atividades e orientações voltadas à prevenção ao câncer de mama, Roda de Conversa sobre prevenção ao câncer de mama, teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Dia da Beleza para agricultoras, cuidados estéticos, bingo, música, dança do ventre e Pedal da Prevenção.
Em instituições públicas e privadas variadas serão oferecidos coleta para exame preventivo ao câncer do colo do útero, exame clínico das mamas e teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) dentro de empresas a mulheres trabalhadoras e a servidoras públicas; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) - reiki, auriculoterapia, massoterapia, acupuntura, craniopuntura e meditação; palestras; rodas de conversa; zumba; orientações sobre Saúde da Mulher através de bingo educativo; Jornada da Saúde da Mulher no Outubro Rosa, Ciclo de Palestras sobre o Outubro Rosa com especialista mastologista e ginecologista e obstetra, e 4º Correndo do AVC e I Caminhada Rosa.
Agenda do Ceasm no Outubro Rosa
Todas as ações serão executadas no próprio Ceasm
DIA HORÁRIO AÇÃO PÚBLICO-ALVO NÚMERO DE PARTICIPANTES
07 Das 8h às 12h e das coleta para exame preventivo Servidoras públicas com 100
13h às 17h ao câncer de colo do útero, dificuldades de acessar o serviço
exame clinico das mamas e de Saúde devido ao horário de trabalho
teste rápido para infecções
Sexualmente transmissíveis (ISTs)
19 17h às 19h Coleta para exame preventivo Mulheres presentes nas ações do 20
Ao câncer de colo do útero Mercado Público Municipal
E exame clínico das mamas
25 17h Coleta para exame preventivo Mulheres presentes nas ações do 20
ao câncer de colo do útero Mercado Público Municipal
e exame clínico das mamas
28 17h às 19h Coleta para exame preventivo
ao câncer de colo do útero
e exame clínico das mamas