A implementação do Sistema de Monitoramento Online da Temperatura abrangerá a Vigilância Epidemiológica
A preservação da eficácia e segurança das vacinas é uma preocupação constante na área da saúde, e em um esforço para garantir a integridade desses produtos, a Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal de Saúde, está dando um passo inovador no monitoramento de temperaturas das câmaras frias através sensores digitais.
A implementação do Sistema de Monitoramento Online da Temperatura abrangerá a Vigilância Epidemiológica e inicialmente nas seguintes unidades de saúde: Centro de Estudos da Saúde e Assistência da Mulher (CEASM), UBS Santa Helena, UBS Pro Morar e UBS Centenário.
A tecnologia por trás desse sistema é baseada na Internet das Coisas (IoT), que utiliza sensores instalados nas câmaras frias para se comunicar em tempo real com um sistema central. Este sistema, por sua vez, envia notificações para usuários previamente cadastrados em seus dispositivos móveis, como smartphones, sempre que ocorrerem variações de temperatura fora dos parâmetros aceitáveis. Isso proporciona maior precisão e controle no armazenamento, tornando possível agir rapidamente para evitar a perda de estoques de vacinas devido a problemas de temperatura.
O processo de monitoramento é contínuo e eficiente. Os sensores fazem verificações da temperatura a cada 5 minutos, permitindo uma avaliação constante do sistema de refrigeração. Isso não apenas garante que as vacinas sejam mantidas em condições ideais, mas também possibilita um diagnóstico precoce de problemas no equipamento.
Dentre outros benefícios
A startup Circuits, com sede em Florianópolis, é a responsável pela implementação dessa tecnologia inovadora na Secretaria Municipal de Saúde. A empresa faz parte da vertical de saúde da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e atende clientes no Estado e em Uberlândia, Minas Gerais.
Em Lages o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está à frente da promoção da inovação tecnológica na cidade, por meio do projeto The Things Network, uma iniciativa global de fomento à tecnologia da Internet das Coisas, com o objetivo de ajudar startups e empreendedores a desenvolverem soluções como estas implantadas na Vigilância Epidemiológica e Unidades de Saúde do município.
O secretário municipal de Saúde, Claiton Camargo, enfatizou a importância dessa tecnologia para garantir a qualidade e a segurança dos estoques refrigerados. Ele destacou que o uso desse sistema oferece um controle preciso e imediato em caso de qualquer anormalidade nas câmaras frias, demonstrando o compromisso da Secretaria com a saúde pública e a população.
Texto e fotos: Thiago Junkes