Desde a inauguração, há mais de um ano, o ambulatório Viva Melhor já realizou 11.450 procedimentos. Média mensal de mil atendimentos
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) são recursos terapêuticos na busca da prevenção de doenças e da recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. As práticas foram institucionalizadas por intermédio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS).
O ambulatório Viva Melhor é o centro especializado de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS em Lages. Foi implantado com o objetivo de proporcionar acesso às práticas a toda a população.
Inaugurado em abril de 2022, está localizado na rua Cruz e Souza nº: 542, bairro Brusque, próximo ao semáforo de acesso à avenida Dom Pedro II e à rua Cirilo Vieira Ramos. Funciona ao público de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 21h, e às sextas, das 8h ao meio-dia e entre 13h e 17h.
No período de janeiro a julho de 2023, o ambulatório de PICs Viva Melhor prestou 6.215 atendimentos - Relatório Estatístico de Produção. A consulta por profissionais de nível superior na Atenção Especializada à Saúde (AES) - (exceto médico) entra na contabilização no relatório em que constam as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs). Navegação completa nos gráficos.
Desde a inauguração, o ambulatório Viva Melhor já realizou 11.450 procedimentos. Mantida média mensal de mil atendimentos.
Atualmente estão disponibilizadas 11 práticas integrativas no ambulatório Viva Melhor, das quais, algumas individuais, e outras coletivas. Práticas individuais: Auriculoterapia, acupuntura, craniopuntura Yamamoto (Ynsa), homeopatia, massoterapia, reiki, ventosaterapia e terapia de florais. As práticas coletivas são dança circular, meditação e yoga.
Para acessar o ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs), especificamente às práticas coletivas, é necessário contato telefônico, ou presencial, no próprio espaço, ou através de agendamento por WhatsApp: 3251-7615.
Já o acesso às práticas individuais é por encaminhamento via Sistema de Regulação (Sisreg), pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou profissionais de nível superior da Secretaria Municipal da Saúde. Esclarecimentos relacionados às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) podem ser solicitados por contato telefônico e/ou WhatsApp: 3251-7615 e e-mail - pics@saudelages.sc.gov.br. No Instagram - @casapics_lages.
Menos dores, mais qualidade de vida
Após a conclusão do tratamento, os pacientes são convidados a responderem um formulário de avaliação. A totalidade expressa satisfação com o atendimento - 100%; 70% relatam diminuição de frequência e intensidade de dores, e 49,7% manifestam redução do uso de medicamentos. Reiki lidera como a prática mais exercida, com 38%, e a queixa mais atendida é a ansiedade, com 72%.
Os resultados do formulário são os seguintes:
PICs perto da comunidade
Através do ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) Viva Melhor, a Secretaria da Saúde de Lages realiza parcerias em ações em favor da saúde do trabalhador, por solicitações previamente enviadas ao e-mail pics@saudelages.sc.gov.br. “Normalmente, promovemos ações para os hospitais, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mas também participamos de ações da Polícia Militar (PM) e de emissoras de rádio - Clube e Massa”, salienta a coordenadora do ambulatório Viva Melhor, Kelly Antunes.
I Seminário de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Serra Catarinense em setembro
Com o intuito de divulgar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) exitosas nos municípios da macrorregião da Serra Catarinense, incentivar os municípios a realizar as PICs e fortalecer as práticas na região, será promovido o I Seminário de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Serra Catarinense em setembro de 2023 - dia 4, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Evento organizado pela prefeitura de Lages/Secretaria da Saúde/ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) Viva Melhor e Governo do Estado de Santa Catarina/Secretaria de Estado da Saúde/Gerência Regional de Saúde, seu público-alvo são profissionais da área da saúde de Lages e de outros municípios da Serra, professores e universitários.
Haverá, na programação, palestras com convidadas renomadas no assunto de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs), oficinas e Mostra de Práticas de sucesso. O período de inscrições gratuitas transcorre até 4 de setembro - Link.
Quer saber sobre a Saúde de Lages?
Indicadores de diversificadas áreas vinculadas à Saúde do município de Lages estão expostos na página online (digital) da Secretaria da Saúde e são atualizados diariamente - acesso no site https://saudelages.sc.gov.br/, ao clicar no banner “Indicadores”, à direita da home (página inicial) ou diretamente pelo link. Neste endereço eletrônico, indicadores dos seguintes assuntos: Atendimentos totais da Secretaria da Saúde, Policlínica Municipal Eneo Pacheco de Andrade, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Farmácia Básica, Vacinação, Unidade de Pronto-Atendimento - UPA 24 Horas Maria Gorete dos Santos, Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm), Centro de Referência Especializado da Criança e Adolescente (Cresça), Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest), Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Práticas Integrativas e Complementares (PICs), Consultas Sistema de Regulação (Sisreg), Exames Sisreg, Ouvidoria, Visitas Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), Perfil da população cadastrada e Ações e eventos.
Mais de 1,5 milhão de atendimentos no ano passado
Em 2022, somados, todos os setores da Secretaria da Saúde prestaram 1.266.505 atendimentos. No mesmo período, 178.509 atendimentos na Unidade de Pronto-Atendimento - UPA 24 Horas Maria Gorete dos Santos; 330.408 consultas médicas de enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs); 175.756 pacientes atendidos na Farmácia Básica, e 218.231 medicamentos entregues pela Farmácia Solidária.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Ambulatório Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs)/Divulgação
Arte: Divulgação