Inscrições para castrações podem ser feitas nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros onde se desenvolverá a ação social Desenvolve Mais Bairros e também no Centro de Zoonoses
Até o mês de julho deste ano de 2023, foram realizadas um total de 1826 castrações de cães e gatos, machos e fêmeas, sem custos aos proprietários dos animais. Ou seja, 1024 de cães e 801 de gatos. Cirurgias custeadas pelo município, feitas diretamente no Centro de Zoonoses ou no Castramóvel disponibilizado pela Prefeitura de Lages durante a realização do programa Desenvolve Mais Bairros.
Segundo explica a coordenadora de bem estar e controle animal, da secretaria municipal de Saúde, Jenniffer Gerber, a equipe de veterinários que atuam no Castramóvel é vinculada ao quadro de servidores da Prefeitura.
Enquanto que no Centro de Zoonoses são castrados cães e gatos (machos e fêmeas), no Castramóvel são atendidos apenas machos com até 10 quilos de peso. “As inscrições das castrações no Desenvolve Mais Bairros são feitas previamente e diretamente na Unidade de Saúde do bairro onde a ação social se desenvolverá”, informa a coordenadora de bem estar e controle animal Jenniffer Gerber.
Para o cadastramento das castrações via Centro de Zoonoses, vinculado à secretaria municipal de Saúde, da Prefeitura de Lages, os interessados devem ligar primeiramente para os telefones 3251-7975 e 984049986.
“O controle da população canina e felina tem sido uma necessidade, uma questão de saúde pública, e para isso a Prefeitura de Lages desenvolve programas de castrações gratuitas”, destaca o secretário de Saúde, Claiton Camargo.
Texto: Iran Rosa de Moraes
Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho