Ação que começa nesta segunda-feira, dia 8, tem como estratégia atualizar a caderneta de vacinação de menores de 15 anos em todo o país
A partir desta segunda-feira, dia 8, às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com sala de vacina abertas, Cresça Melhor, Centro de Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm), iniciam a campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação para crianças e adolescentes em Lages. Os locais funcionarão das 8h às 12h e das 13h às 17h. A iniciativa ocorre em todo o país, visando aumentar os números de vacinação considerados baixos desde o início da pandemia de Covid-19.
Segundo a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde de Lages, Franciele Hoffer, mais pontos de vacinação estarão disponíveis no município para que os pais ou responsáveis levem às crianças e adolescentes para se vacinar. “Teremos o Tito Bianchini aberto todos os sábados das 8h às 12h a começar do dia 13 deste mês. Além disso, às UBSs Promorar e Coral estarão com o horário estendido das 17h às 19h para atendimento”, disse.
Quem pode se vacinar?
Poderão receber a ‘gotinha’ contra a Poliomielite, crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Já a atualização dos imunizantes ocorre conforme calendário vacinal para adolescentes até 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). A campanha encerra no dia 9 de setembro.
“Ainda estamos organizando para este mês o Dia D de vacinação, que será no dia 20, em locais a serem definidos”, frisou Franciele.
O Secretário de Saúde de Lages, Claiton Camargo, ressalta a importância de se vacinar. “É um compromisso da Secretaria melhorar os índices de vacinação com toda a estratégia de deixar os estabelecimentos de saúde à disposição da população, assim como também é de responsabilidade dos pais levar às crianças e adolescentes para atualizar o esquema vacinal”, concluiu.
Texto: Natasha Monteiro
Foto: Arquivo/Prefeitura de Lages