Iniciativa ocorre na Praça Vidal Ramos Sênior (Praça do Terminal), nesta terça-feira, dia 31
Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, o tabaco mata mais de 8 mil pessoas por ano. Pensando nisso, a Secretaria da Saúde de Lages, através da Vigilância Epidemiológica em parceria com outras Secretarias, irá promover a ação 'Dia Mundial Sem Tabaco', nesta terça-feira, dia 31, na Praça Vidal Ramos Sênior (Praça do Terminal), das 9h às 16h.
Profissionais de saúde estarão no local orientando a população sobre os males do tabagismo, e como participar dos grupos antitabagismo que serão ofertados pela secretaria. Para o psicólogo da Vigilância em Saúde, Paullo Panatta, que estará presente na ação orientando a população, o controle da dependência do tabaco só acontece com uma mudança comportamental. "Não adianta tomar medicação para parar de fumar, se a pessoa não muda o comportamento", disse.
A Vigilância epidemiológica, através da área técnica das Doenças e Agravos não transmissíveis (Dants), estará ofertando o teste de Fagerström, que mede o grau de dependência à nicotina. "Vamos orientar a população quanto aos hábitos saudáveis e os males do tabagismo. A Vigilância Sanitária, estará orientando a população também quanto aos males do uso do narguilé, cigarro eletrônico e cigarro e legislação", disse a gerente da Vigilância Epidemiológica, Mariana Decker.
Confira outras atividades que serão feitas na ação:
- A Diretoria de Atenção Básica disponibilizará serviços de aferição de pressão e teste glicêmico;
- A Atenção Especializada irá oferecer serviços de auriculoterapia, prática que ajuda no controle da ansiedade e contribuindo para que o indivíduo abandone o cigarro;
- A Farmácia Básica estará no local dando informação sobre o programa antitabagismo;
- Distribuição de mudas de flores e árvores nativas do Horto Florestal e Secretaria do Meio Ambiente, além das mudas de hortaliças em parceria com a Secretária de Agricultura.
Texto: Natasha Monteiro
Foto: Unsplash