A partir do dia 16 de maio, serão realizadas 600 consultas na especialidade de Neurologia, na Policlínica Municipal, e 1.500 em Clínica Geral, para atender a Unidade de Saúde da Penha, que receberá o projeto inicialmente
Visando a ampliação de serviços especializados, utilizando novos meios tecnológicos e inovadores para aumento da oferta de serviço, em março deste ano a Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Lages, realizou um edital de chamada pública para Teleconsulta Médica Clínica Geral e Teleconsulta Médica na Especialidade de Neurologia.
Serão realizadas consultas em Neurologia e Clínica Geral, durante 45 dias. Este período visa averiguar os desdobramentos nos atendimentos e a aceitação desta nova opção de atendimento, por parte da população.
O objetivo do projeto é reduzir as filas das especialidades e aumentar a capacidade de atendimento das Unidades de Saúde.
O que é uma teleconsulta?
A Teleconsulta é um atendimento clínico realizado de forma virtual, por meio de vídeo chamada, que permite otimizar os casos clínicos que podem ser resolvidos a distância. Além disso, é possível a emissão digital de receitas médicas, atestados e pedidos de exames.
Devido à pandemia da Covid-19 a Teleconsulta esteve em evidência, teve a sua demanda aumentada significativamente e tornou-se uma nova opção de atendimento. A nova modalidade promete agilidade e diminuição de filas represadas, causadas pela falta de médicos em atendimento presencial.
“Hoje temos algumas consultas em especialidades com bastante demanda, como a Neurologia. Caso a resposta do projeto piloto, nesses 45 dias, venha a ser positiva, a intenção é de futuramente, utilizar esta nova modalidade para demais especialidades, a fim de reduzir as filas de espera. E, além disso, poderemos aumentar o número de atendimentos clínicos nas Unidades de Saúde, que é uma grande reinvindicação da população atualmente”, complementa o Secretário Municipal da Saúde Claiton Camargo de Souza.
Funcionamento do serviço em Lages
Para a realização da Teleconsulta, será respeitada a prioridade já estabelecida pelo SISREG - Sistema Nacional de Regulação. Na Unidade de Saúde (clínico geral) ou na Policlínica Municipal (neurologista), será utilizado um Tablet, conectado por videochamada, a um médico, que atenderá o paciente de forma virtual, pela internet. O paciente poderá estar acompanhado, se desejar, de um técnico de enfermagem ou enfermeiro, para auxiliar no atendimento, se necessário, e realizar a entrega de impressões, como receita, atestado ou pedido de exames.
Texto: Emellin Camargo
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